As 7 maiores goleadas da Colômbia na Copa América

As 7 maiores goleadas da Colômbia na Copa América

A seleção da Colômbia é uma das seleções sul-americanas de futebol mais temíveis da atualidade e, como tal, devem ser considerados como sérios candidatos à conquista da Copa América. Eles jogam sempre de uma forma alegre e apaixonada e, à conta disso, garantem a simpatia e o apoio de milhares de adeptos de futebol. Conheça as 7 maiores goleadas da Colômbia na Copa América e perceba o porquê de “Los Cafeteros” serem uma seleção a ter em conta.

1. Colômbia - Venezuela (4-0) - Copa América 1979

A Copa América de 1979 deu a conhecer uma das seleções colombianas mais concretizadoras de sempre e a prova disso mesmo foi a goleada conseguida frente à seleção da Venezuela. Os colombianos “massacraram” e golearam os venezuelanos por quatro bolas a zero, graças aos golos de Arnoldo Iguarán, Cesar Valverde, Jose Chaparro e Jaime Morón, naquela que foi a maior goleada de sempre dos “tricolores” na história desta competição.

2. Colômbia - Costa Rica (4-1) - Copa América 1997

Na edição de 1997, realizada na Bolívia, a seleção da Colômbia superiorizou-se à seleção da Costa Rica por quatro bolas a uma. O jogo era referente à primeira fase de grupos, do Grupo C, e os golos foram apontados por Neider Morantes (2), Wilmer Cabrera (g.p.) e Víctor Aristizábal.

3. Colômbia - Estados Unidos da América (4-1) - Copa América 1995

A edição de 1995, disputada no Uruguai, consagrou a seleção anfitriã como vencedora da Copa América. No entanto, um dos jogos mais marcantes da prova foi o que opôs a seleção da Colômbia à seleção dos Estados Unidos da América, na atribuição do 3º e 4º lugar da competição. Os colombianos golearam os americanos por quatro bolas a uma e os golos dos “tricolores” foram apontados por Luis Quinonez, Carlos Valderrama, Faustino Asprilla e Freddy Rincón.

4. Colômbia - Equador (4-1) - Copa América 1957

A Copa América de 1957, realizada no Peru, coroou a seleção da Argentina como campeã. Nessa prova, a seleção da Colômbia venceu a sua congénere do Equador por quatro bolas a uma, graças aos golos de Humberto Álvarez, Delio Gamboa (2) e Jaime Gutiérrez, naquela que foi uma das goleadas mais folgadas de sempre dos colombianos na Copa América.

5. Colômbia - Peru (3-0) - Copa América 2001

A Copa América de 2001 foi a competição de sonho de todos os colombianos. Além da organização da prova, “Los cafeteros” venceram a prova ao derrotar, na final, a seleção do México. No entanto, um dos jogos mais marcantes deste percurso imaculado foi o que colocou frente a frente a seleção da Colômbia à seleção do Peru. Os colombianos golearam os peruanos por três bolas a zero, graças aos golos de Víctor Aristizábal (2) e Giovanni Hernández e, na altura, o povo colombiano saiu à rua para festejar como nunca.

6. Argentina - Colômbia (0-3) - Copa América 1999

A Copa América de 1999 disputou-se no Paraguai e consagrou a seleção do Brasil, de Ronaldo, Rivaldo e Ronadinho Gaúcho, como campeões. Porém, um dos jogos mais surpreendentes aconteceu entre a seleção da Argentina e a seleção da Colômbia. Os colombianos golearam os argentinos por três bolas a zero devido aos golos de Iván Córdoba (g.p.), Edwin Congo e Johnnier Montaño e os adeptos da seleção de Maradona coraram de vergonha.

7. Colômbia - Paraguai (3-0) - Copa América 1987

Na edição da Copa América de 1987, realizada na Argentina, a seleção do Uruguai sagrou-se como campeã. Contudo, os colombianos também fizeram um percurso excelente ao terminar no 3º lugar da prova. Um dos jogos mais empolgantes dos “tricolores” foi conseguido frente à seleção do Paraguai. Nesse jogo, os colombianos venceram os paraguaios por três bolas a zero devido a um hattrick de Arnoldo Iguarán.